25 de fevereiro de 2011

Johnny Cash, o "Homem de Preto"

Por uma grande coincidência do destino, nesse 26 de fevereiro Johnny Cash estaria completando 79 anos. Eu digo grande coincidência por que ontem eu baixei o filme sobre a sua vida (eu havia olhado alguns anos atrás, achei muito bom e resolvi olhar de novo), mas nem sabia muito sobre ele...



John R. Cash nasceu em Kingsland, Arkansas (EUA) em 26 de fevereiro de 1932, foi cantor e compositor de música country, conhecido como "Homem de Preto". Era dono de uma voz grave inconfundível, e era acompanhado pela banda Tennessee two.
Filho de um fazendeiro pobre, alcoólatra que abusava emocional e fisicamente de seus filhos, Johnny teve uma infância difícil. Aos 5 anos começou a ajudar a família em um campo de algodão e gostava de cantar enquanto cultivava. Em 1944, seu irmão, Jack, ao qual era muito próximo, sofreu um grave acidente no moinho em que trabalhava, puxado por uma serra de madeira sendo quase partido ao meio e sofreu quase uma semana antes de morrer. Esse fato afetou Johnny pelo resto de sua vida, se sentia culpado pois havia saído para pescar naquele dia.
Na década de 50, Cash se casou com Vivian Liberto, se mudo para Memphis onde vendia ferramentas e estudava para ser locutor de rádio. Nessa época Cash tocava com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant. Ele conheceu um produtor da gravadora Sun Records com quem fez um teste cantando músicas na sua maioria gospel. No final o produtor disse a Cash para "voltar para casa e pecar, e depois voltar com uma música que eu possa vender". Mais tarde acabou convencendo o produtor com músicas como "Hey Porter" e "Cry Cry Cry" lançadas em 1955. No início dos anos 60 Johnny se divorcia de sua esposa.
A gravação seguinte de Cash, "Folsom Prison Blues", entrou para o top 5 do country e "I Walk the Line" conseguiu a primeira colocação na mesma parada de sucesso. Em 1957 Johnny Cash tornou-se o primeiro artista da Sun Records a lançar um álbum completo. Embora fosse o cantor mais prolífico e mais lucrativo da gravadora na época, Cash começou a se sentir limitado por seu contrato. No ano seguinte, Cash saiu da Sun e acertou com a Columbia Records depois de uma lucrativa proposta. Ali, seu compacto "Don't Take Your Guns to Town" tornar-se-ia um de seus maiores sucessos.
Na década de 60 Johnny ficou viciado em anfetamina e barbitúricos, o que estranhamente não afetou sua criatividade e ainda conseguia criar hits. Sua "Ring of Fire" foi um tremendo sucesso, alcançando o primeiro lugar nas paradas country e entrando no Top 20 de canções pop.
Sua vida passou por muitas fases, como o episódio em que a casa de seu vizinho e amiro Roy Orbison desabou matando dois de seus tres filhos. Cash foi muito afetado por esse incidente, o que fez ele decidir seguir uma difícil reabilitação. Trancou-se em casa e com o apoio dos amigos tentou uma reabilitação. 
Com a ajuda da esposa e influenciado por uma conversão religiosa alcançada depois de uma tentativa fracassada de suicídio, Cash começou a batalha contra o vício. Nos dois anos seguintes ele gravaria e lançaria seus dois álbuns ao vivo mais bem-sucedidos, Johnny Cash at Folsom Prison, de 1968 e Johnny Cash at San Quentin, de 1969, mesmo ano do nascimento de seu primeiro e único filho homem, John Carter Cash. Muita coisa se passou, a esposa de Johnny, June Carter, faleceu de complicações decorrentes de uma cirurgia do coração em 15 de maio de 2003, aos 73 anos de idade. Menos de quatro meses depois Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos 71 anos de idade enquanto estava hospitalizado no Baptist Hospital em Nashville, Tennessee. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens, perto de sua terra natal, Hendersonville, Tennessee.
Johnny Cash se consolidou como uma das vozes mais conhecidas da música. Seu legado difícelmente será esquecido.

Rest In Peace Man In Black


Pra quem quiser baixar o filme que conta a história da vida de Johnny Cash, eu vou disponibilizar o link.
Informações:
Título Original: Walk the Line
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 136 min
Ano de Lançamento: 2005
Qualidade: DVDRip
Formato: XviD
Áudio: Português – Inglês
Legenda: Sem Legenda
Tamanho: 701 mb
Servidor: Megaupload

Link: http://www.megaupload.com/?d=ERA6SGO6

Valeu a todos que gostaram, Desculpa a demora para um novo post...


Muito obrigado pela visita, voltem sempre...

Um comentário:

Professor Dimario disse...

Parabéns Lucas pelo ótimo andamento do teu blog, eu apostei desde o início no teu desempenho.
O mundo atual carece de mentes pensantes. Siga em frente!