11 de fevereiro de 2011

A história do piercing

Antes de mais nada quero avisar que esse blog não trata apenas de assuntos relacionados ao Rock, apesar da caracterização. Os assuntos serão bem variados como dito anteriormente. Quero falar agora sobre uma coisa que é bem comum em nosso cotidiano mas já vem de muuuuuito tempo, são os piercings. Resolvi postar sobre isso pois sou adepto a essa arte e possuo um exemplar em meu lábio inferior (futuramente pretendo colocar mais alguns). Lembrando que menores de idade só podem colocar com a permissão dos responsáveis, se houver um lugar que não cobre isso desconfie, pois se não forem tomadas as precauções nessessárias, o que seria uma linda expressão de estilo pode se tornar um pesadelo como irei mostrar mais abaixo.

Vamos a história do piercing

O Body piercing vem sendo praticado por mais de 5000 anos e sempre foi usado como uma expressão pessoal, ritual espiritual, como uma distinção de realeza, e mais recentemente como moda. Tudo começou nas primeiras tribos e clãs das mais antigas raças humanas. Nas tribos da América do sul, África ,Indonésia, nas castas religiosas da Índia, pelos faraós do Egito e pelos soldados de Roma. Depois se espalhou pela classe média e aristocracia do século 18 e 19. Mas foi esquecido na Europa no século 20. Em 1970 cresceu novamente nas mãos do “gurus” da moda de Londres e artistas do “underground”. E em 1990 finalmente atingiu a atenção de todo o planeta fechando o elos entre o primitivo e o moderno. Existe uma longa história sobre o body piercing em rituais de passagens e em significados diversos. Segue abaixo a lista de significados em diversos locais do corpo e do mundo:

Lóbulo da orelha:
Este é de longe o piercing mais comum na história. Antigamente destinguia uma pessoa rica de uma pobre. Agora é a forma mais popular de mostrar jóias. Marinheiros colocavam piercing acreditando que estes te davam melhor visão. Romanos associavam o piercing na orelha a riqueza e a luxúria. Tribos Sul-Americanas e Africanas faziam piercings e alargavam o furo…quanto maior o furo, maior o status social.
           

Nariz: O nostril(aba do nariz)se originou no oriente médio há 4000 anos, se espalhou para Índia no século 16 quando foi rapidamente adotado pelas castas nobres. Cada tipo de jóias distinguia a casta e a posição social. Esse piercing foi introduzido no oeste pela cultura hippie que viajou pela Índia nos anos 60 e 70. E também foi adotado rapidamente pelo “Punks” e outras culturas jovens dos anos 80 e 90 .Continua muito popular nesse novo milênio.


Lábios:
A boca e os lábios são partes sensuais do corpo e poderosos como afrodisíacos, então era natural que as castas mais altas dos Astecas e Maias adornassem seus lábios com labutes de puro ouro. Na África , as mulheres da tribo Makolo vestem pratos chamados “Pelele” nos seus lábios superiores para atrair homens de suas tribos. Tribos indígenas da América Central e do Sul, incluindo nossos índios brasileiros, fazem piercings nos lábios inferiores e alargam os furos para colocar pratos de madeira. Hoje em dia o piercing labial mais comum é colocado nos lábios inferiores. Se tornou popular também o piercing no lábio superior imitando uma pinta, no canto dos lábios, chamados de”Madonna”.


Umbigo:As primeiras aparições do piercing no umbigo vem do Antigo Egito aonde apenas os faraós e as famílias reais eram permitidos a fazer esses piercings. A população normal estava proibida de fazê-lo. Hoje é o piercing mais realizado em todo mundo.
Os faraós egípcios obtinham piercings no umbigo durante uma cerimônia.



Piercings curiosos:





Alguns podem dar errado...
Mas nem tudo são maravilhas... se o piercing for colocado por mãos não treinadas ou sem as condições higiênocas necessárias, pode haver uma infecção e se tornar um pesadelo! Por isso, se você for colocar um piercing, procure SEMPRE por profissionais. Se você ver que o lugar não apresenta muita higiêne, desconfie... Dê uma olhada nestas imagens antes de sair por aí colocando piercing em qualquer studio...



 Eu recomendo pra quem curte, colocar um piercing pode ser muito legal, é interessante, mas no começo é bem estranho... Claro, com todos os cuidados necessários.


Obrigado pela visita, voltem sempre...

6 comentários:

Unknown disse...

eu amo piercing!!!
eu tenho e aprovo,,
+ tenha td cuidado posivel
se vc nao quer ter algus transtonos!!
use e abuse!!!
bjos...

Anônimo disse...

pircing ainda é uma coisa q gera discriminaçao,principalmente pelos mais velhos...eu ñ tenho ainda,mais pretendo sim colocar variosssssss,pois é um estilo q eu curto muito...as pessoas associam o pircing e a tatu a bandidagem,pura ignorancia,ñ é nada mais doque um estilo seu...

Anônimo disse...

eu espero fazer um piercing no nariz, alguém sabe se dói? e pretendo também fazer uma tatuagem na orelha como a miley cyrus a dizer LOVE e outra que ainda não sei onde vou fazer nem como vou fazer

Srta. Christini disse...

Aquela foto em que os labios da pessoa está todo aberto, o que ocorreu com ela?

Como eu posso fazer a higenização do meu piercing no lábio?

Lucas disse...

Oi Srta. Christini, aqueles lábios ficaram daquele estado provavelmente por falta de uma boa higienização, o que acarretou nisso, a pessoa deve ter pego uma infecção que deixou seu lábio assim. Quanto a higienização do piercing no lábio, se você colocou em um estúdio, o profissional deve ter indicado alguma pomada para a cicatrizaão... Talvez sal marinho ou no meu caso, a pomada que me foi indicada, pelo profissional que perfurou meu lábio (nos dois lados) uma tal de cetoconazol + dipropinato de betametasona + sulfato de neomicina. Nome estranho, mas ajudou a cicatrizar meu dois piercings. Mas o que você deve fazer é procurar uma opinião médica, é mais garantido... cada caso é um caso.. Valeu, espero ter respondido sua pergunta... Muito obrigado por seu comentário.

Unknown disse...

Eu tenho ,piercing na orelha, n recomendo furar em casa , furei em casa, depois nasceu uma bolinha e inflamou , sendo que eu n desisti de usar , eu esquentava agua todos os duias , até que melhorou , fiquei com medo porque era na cartilagem , pensei que ia ficar com a orelha feia kkkk, 4 meses pra ficar de boas