11 de março de 2011

O movimento Punk

Resolvi escrever sobre este, que, na minha opinião é o movimento de mais força e mais característico entre todos existentes, o Punk.
Típico Punk

O movimento Punk surgiu em meados da década de 70, e uma de suas características é o princípio "faça você mesmo". Com uma indumentária inconfundível, o punk não passou despercebido e se tornou praticamente o símbolo dos anos 70 com bandas de peso como Ramones, Sex Pistols, The Clash, The Stooges, Misfits e muitas outras não tão comentadas como estas. Com sua música rápida, simples de pouco mais de três acordes, muitas vezes agressivas e na maioria das vezes criticando o Estado e modelos políticos, como fizeram os Sex Pistols nas suas conhecidas God Save The Queen e Anarchy In The U.K. entre outras.  O punk sempre foi visto não como um simples estilo musical mas como uma forma de viver, pois a maioria dos punks, senão todos, são contra o Estado e o capitalismo, esse seria uma espécie de "braço" do punk tradicional, o Anarcopunk, este ganhou um novo rumo com redirecionamento a uma nova militância política, com discursos e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado, às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas.
Como a maior parte dos movimentos populares, o movimento punk tem quase tantas nuances quanto o número de adeptos, mas em geral sustentam valores como anti-machismo, anti-homofobia, anti-fascismo, amor livre, antilideranças, liberdade individual, autodidatismo, iconoclastia, e cosmopolitismo.

O Punk no Brasil
O movimento punk no Brasil surgiu no final da década de 1970. O precursor foi o guitarrista Douglas Viscaino, que fundou a banda Restos de Nada, primeira banda punk brasileira em meados de 1978. Nessa época surgiu uma legião de bandas com o mesmo molde que juntas formaram o movimento punk. Entre elas as bandas: AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera em São Paulo, Aborto Elétrico em Brasília. 
O primeiro disco de punk rock a ser gravado aqui foi a coletânea Grito Suburbano, que reunia três bandas: Cólera, Olho Seco e Inocentes. Eram também para ter participado da coletânea a banda Anarkólatras e o AI-5, mas devido a alguns problemas na gravação essas bandas acabaram "ficando de fora". A qualidade e a produção do disco é bem mediana, porém foi um disco corajoso, ousado e revolucionário para a época.
O primeiro disco punk de apenas uma banda, foi o EP Violência e Sobrevivência, do Lixomania. Hoje em dia, esse álbum pode ser encontrado em vinil por preços absurdos, variando de 100 até 700 reais.
Devido a grande violência e brigas geradas pelas gangues punks, os jornais, noticiários e a mídia em geral começou a ver o movimento e os punks com maus olhos, criando até mentiras que desmoralizaram o movimento. Isso fez com que a maior parte da população ter uma imagem errada dos punks, e também os policias e militares terem atitudes mais radicais com os punks e a repressão entre eles aumentou. Atualmente, devido uma série de ocorridos semelhantes, os punks andam sofrendo uma série de "pequenos preconceitos", por parte da grande parte da população e pelos jovens mais fechados. O movimento punk no Brasil seguiu firme e forte, mesmo com todas as dificuldades, e foi crescendo, e hoje praticamente todas cidades brasileiras tem uma cena punk e o movimento brasileiro é considerado um dos maiores do mundo, com muitas bandas brasileiras indo tocar na Europa em festivais importantes.
A década de 90 foi de grande importância na cena punk de Minas Gerais. Surgem bandas como: Consciência Suburbana, Anti-Sistema Repressor e etc. Sem contar com a banda Attack Epileptico, que foi a primeira banda de Grindcore no Brasil. (sobre o punk no Brasil, fonte: Wikipédia.)
O estilo punk é normalmente associado ao cabelo moicano verde, roupas rasgadas, adereços metálicos pelo corpo e nas roupas e botina, e as vezes all star, mas agora os emos roubaram isso de nós então só nos resta as botinas... mas normalmente são as botinas as mais usadas.
Mostrarei alguns exemplos de bandas Punk...

The Ramones


 The Clash


The Stooges


The Sex Pistols


The Misfits


Epero que vocês gostem do post, pois considero este como muito especial por se tratar de um assunto tão interessante que é o punk...
E lembrem-se...
Aquele que botar as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo”
Pierre-Joseph Proudhon


Muito obrigado pela visita e me desculpem se eu não mencionei alguma banda, não tenho um conhecimento muito avançado sobre esse assunto, mas adoro muito o punk... deixem seus comentários sobre o post ou dicas.... Muito obrigado... Voltem sempre.